Anuncio de candidaturas ao Programa de Liderança Internacional da UNESCO
Edição 2025 “Juventude pela Paz: Programa de Liderança Intercultural da UNESCO” -
EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
Prémios internacionais em ciências físicas, matemática e informática - 2025 Convite à apresentação de candidaturas
16ª edição do concurso L’Oréal-UNESCO na África Subsariana para as Mulheres e as Ciências 2025
programa de bolsas para profissionais em meio de carreira de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e Países Menos Desenvolvidos (LDCs)
programa de bolsas para profissionais em meio de carreira
Anuncio de candidaturas internacionais a postos com vagas na UNESCO
vagas de emprego em diversas áreas de competências da UNESCO

Cabo Verde, através da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO(CNU), participa no 5º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera.

 

De 22 a 28 de setembro, uma delegação de Cabo Verde participa no 5º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera na cidade de Hangzhou, China, a convite da Academia Chinesa de Ciências.

De 22 a 26 de setembro de 2025, mais de 2 000 participantes – incluindo cientistas, decisores políticos, líderes de comunidades, empreendedores e conservacionistas – irão reunir-se para moldar o futuro das mais de 750 Reservas da Biosfera da UNESCO em 136 países, na Cidade de Hangzhou, na China.

No geral, as discussões incidirão sobre as contribuições da Rede Mundial de Reservas da Biosfera para a agenda global da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, alinhando esforços com os principais quadros internacionais, como o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas e a Década Internacional da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.

A Delegação cabo-verdiana é chefiada pelo Dr. José Silva Évora na qualidade de Secretário Executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.

Realizado em cada 10 anos, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera se reúne para identificar prioridades, fortalecer a colaboração e definir um plano de ação global para o futuro das reservas da biosfera da UNESCO e o seu alinhamento com marcos internacionais como o Marco Mundial da Biodiversidade de Kunming-Montreal e o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

O evento reunirá cerca de 4.000 delegados incluindo cientistas, líderes comunitários, empreendedores, formuladores de políticas públicas, ambientalistas e outros, de mais de 150 países e regiões, para discutir o futuro das 750 reservas da biosfera da UNESCO em 136 países.

Cabo Verde apresentará os principais desafios das ilhas do Fogo e do Maio, reconhecidas em 2020 pela UNESCO como Reservas Mundiais da Biosfera, destacando-se como exemplos notáveis de uma harmoniosa relação estabelecida entre a natureza e as comunidades locais.

A participação de Cabo Verde nestes fóruns internacionais reafirma o compromisso do país com a preservação ambiental, a sustentabilidade e a cooperação científica internacional no quadro do Programa MaB.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório